domingo, 2 de novembro de 2008

Precisa de Óculos?


Sempre fui meio cética no que diz respeito a essa onda de fascinação pelo cotidiano médico e todos os seus dramas. Sim, é verdade. Além disso, minha resistência ao sangue, mesmo que pela tv, é extremamente limitada e faz com que eu tenha náuseas e chore com freqüência ao assistir quaisquer desses seriados ou filmes. Assim, evito-os a todo custo.

No entanto, minhas buscas pela pseudo-imersão no idioma Inglês fizeram com que caísse em outras fontes do idioma... Atualmente, assisto muitos seriados *(explico minha teoria ao final) e o lugar-comum. - que muito evitava, por sinal - era Grey´s Anatomy. Seriado batido, todo mundo falava... um "household" televisivo (expressão que aprendi em um capitulo qualquer). Mas, após ter minha lista de seriados reduzida aos poucos, acabei me rendendo ao popular. Me permiti alguns capítulos de Grey´s e eis que, mais uma vez, rompi meus próprios paradigmas. Amei o seriado e vejo algumas falas exepcionais. As cenas nem são tão fortes assim e a filosofia de vida do grupo é bem legal. Falam sobre diversos assuntos... personalidades fortes, pedidos de desculpa, posicionamentos, convívio em grupo, atribulações do trabalho... dramas cotidianos pelos quais todos nós passamos. E o melhor... dá para aprender Inglês!

Gostei muito de uma parte que vi essa semana. Vou colocar ela em Inglês ao lado, pois já que minha prioridade é aprender Inglês, vocês podem acompanhar também.

"-É como precisar de óculos
(this is like needing glasses)
-Ceguei você?
(did i blind you?)
-Não.
(no)
-Quando eu era criança tinha dores de cabeça. Fui ao médico e eles disseram que precisava de óculos.
(When I was a kid I would - não peguei direito - get these headaches and I went to the doctor and they said that I needed glasses )
Eu não entendia isso.
(I didn´t understand that)
Não fazia sentido para mim porque eu via bem.
(It doesn´t make sense to me ´cause I got see fine)
E então eu comprei os óculos e coloquei.
(And then i get the glasses and i put them on )
E estava no carro, a caminho de casa...
(and I mean in the car on the way home )
...E de repente eu gritei.
(and suddenly I yelled )
Porque as grandes manchas verdes que eu vi durante toda a minha vida...
(because the big green blobs that I´d seen - não entendi direito - in my whole life)
...Não eram manchas verdes...
(they weren´t the big green blobs)
...Elas eram folhas nas árvores.
(They were leaves on trees)
Eu podia ver as folhas!
(I could see the leaves)
Eu nem sabia que eu estava perdendo as folhas!
(I didn´t even know that i was missing the leaves)
Eu nem sabia que as folhas existiam!!
(I didn´t even know that the leaves existed)
E então, folhas!
(And then leaves)
Você é o óculos.
(You are the glasses)"

O engraçado é que isso já aconteceu com uma prima minha que jurava não precisar de óculos até ir ao oculista. Já com o óculos - após colocá-los - viu que "o azul era mais azul" (com suas próprias palavras). E dalí, nessa época, tirei esse aprendizado. O seriado usou isso anos mais tarde...rs.

Às vezes nós vemos tudo e tudo nos parece bem do jeito como está. Mas muitas vezes, não temos a real dimensão de como está, por que não vemos o que de fato acontece... e, claro, não nos damos conta disso. Desta forma, de uma maneira metafórica como essa do óculos, acredito muito no feedback de outras pessoas para nosso crescimento pessoal e profissional. Por isso, escute e tente pensar sobre o que as pessoas falam a seu respeito. Não é para mudar a sua forma de ser ou se relacionar... mas se alguém está falando algo a seu respeito (para você e não em caráter de fofoca), isso não surge do nada. Pode até ser que não tenha 100% de clareza, pois muitas emoções poderão estar envolvidas também. Mas o fato é que pensar longamente e profundamente sobre o que te falam e tentar se ver de maneira mais racional, pode proporcionar um grande aprendizado. O que eu sei é que, na essência, todo mundo precisa de óculos para alguma coisa. Aproveite!

3 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito!!!

Unknown disse...

Não sei pq me identifiquei com a prima...

Anônimo disse...

Nossa...
Alguém disse perfeito antes de mim...rs

Lindo post.

Beijo,
Branca